quarta-feira, 16 de junho de 2010

Por dentro da historia..

A  historia do bairro da Mooca está associada à historia da cidade de São Paulo com as rápidas mudanças do final do século XIX e começo do século XX. Este bairro foi o precursor da evolução da Zona Leste da cidade, graças as instalação de duas ferrovias na cidade, uma em 1868 a São Paulo Railwg (Estrada de Ferro Santos Jundiai) conhecida como a estrada de ferro que liga São Paulo ao Porto de Santos. a outra em 1875 a Estrada de Ferro do Norte (o trecho paulista da Estrada de Ferro Central do Brasil) a qual interliga as duas maiores cidades do Pais, São Paulo a Rio de Janeiro.
  O nome Mooca se originou quando os primeiros colonos começaram construir suas casas e os índios nativos gritavam "Moo oca" (que em Guarani significa construindo oca).

  Uma parte importante desta historia se da graças a Hospedaria do Imigrante (hoje o museu da imigração), pois la era a porta de entrada dos imigrantes vindos do porto de Santos, recem chegados de diversas partes do mundo. Estas duas linhas ferreas já citadas atraíram a diversas industrias começaram a se instalar na região pois tinham facilidade em escoar sua produção, outro fator que muito interessavam as industrias a se fixar na região era a vasta oferta de mão de obras pois os imigrantes recem chegados estavam dispostos a se instalar nesta nova terra.

 Uma da atrações da época de 1945 a região era servida por três linhas de bondes, a linha 8 que saia da Praça da Sé em direção ao Brás e retornando a Sé, a linha a 10 fazia o percurso exatamente ao contrário da linha 8, entrando pela Rua Javari, Visconde da Laguna até a Rua da Mooca, e ainda a linha 11 que fazia o trajeto iniciado no Largo do Tesouro, descendo a Rua General Carneiro, até o Parque D. Pedro II, dobrava a direita na Rua 25 de Março, seguindo pela Rua Frederico Alvarenga,

atravessava uma ponte sobre o Rio Tamandatueí, prosseguindo pela Rua da Mooca, até a Rua Borges de Figueiredo.  Percorria toda esta última rua, cujo ponto final era na esquina da Rua Sarapui

 Outro ponto forte do passado da Mooca foi o Cotonifício Rodolfo Crespi que inaugurado em 1897  Fundado por Rodolfo Crespi, que importou alguns teares e adquiriu outros em São Paulo, dava muitos empregos. Ficava próximo à estação da Hospedaria dos Imigrantes, e era o primeiro lugar onde os “oriundi” procuravam trabalho; havendo vagas, estavam empregados.
Chegou a contar com catorze mil fusos e quinhentos teares e tinha fiação, tecelagem, tinturaria e malharia e chegou a consumir 3 mil cavalos força em energia elétrica e duzentas toneladas mensais de óleo em suas caldeiras, funcionando 24 horas por dia. Foi um do primeiros prédios a receber energia elétrica fornecida pela São Paulo Tramway, Light and Power Company em 1914.
 Que tornou-se um relevante patrimônio cultural dos primórdios da era industrial de São Paulo devido à sua arquitetura, e também foi representativo da própria história da industrialização e de suas relações de trabalho na cidade de São Paulo, tendo servido de estopim para as greves de 1917, uma das as primeiras, e ainda a mais violenta, dentre as greves já havidas no Brasil.
  Em 20 de abril de 1924 os funcionários do Cotonifício Rodolfo Crespi fundaram o Clube Atlético Juventus, inicialmente com o nome de Extra São Paulo.Em 22 de Julho de 1924 o prédio do Cotonifício foi atingido pelo chamado "bombardeio terrificante", um violento bombardeio aéreo das forças legalistas federais, durante a Revolução de 1924, sendo praticamente destruído
A empresa passou por longos períodos de grande prosperidade e só começou a enfrentar dificuldades na década de 1950, devido a seus equipamentos terem ficado obsoletos. Fechou em 1963.
Não podendo deixar de contar sobre a Fabrica da Antarctica que está na paisagem atual, com sua imponente torre se destacando em meio a pequenas casas e grandes prédios surge ela como se "quisesse" contar toda a historia que avistou la de cima.






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